Olá, belezas
Na mensagem de áudio desse mês falo um pouco sobre rascunhos e caderno. Pra ouvir, clique no player aqui embaixo:
Também nesta edição conto pra vocês e convido a participarem do primeiro workshop Cadernos de Desenho e Pensamento. Feliz por colocar isso pra fora e acho que vai ser super potente, estou animada!
Depois de dançar lambadas com a temporada de eclipses e outros babados astrológicos, a trilha sonora que trago hoje é o álbum Flora 1987, de Hiroshi Yoshimura. Esse é um disco para ouvir à meia-luz :)
Cadernos de Desenho e Pensamento
Nossos cadernos são maravilhosos pra gente se expressar, experimentar, e no processo de desenho e criação eles são biblioteca do nosso próprio pensamento, documentando um acervo pessoal e íntimo. É muito importante a gente ter um espaço para criar sem julgamento e os cadernos podem ser ótimos companheiros para isso.
Partindo dessa noção de caderno como bússola e biblioteca do percurso criador, montei um workshop online de 4 sessões - Cadernos de Desenho e Pensamento. Em cada encontro vamos abordar um tema diferente, combinando atividades práticas e momentos de discussão, passando por: caderno como biblioteca e acervo pessoal; mistério e rituais; gestos e caligrafias; cadernos e desenhos como pontes.
Eu escolhi organizar os encontros quinzenalmente para que a gente tenha tempo de praticar fora do espaço online do workshop, deixar as coisas acontecerem num tempo menos corrido. O calendário ficou assim: primeiro encontro no dia 11/05, e os demais nos dias 25/05, 08/06, 22/06 (Sábados).
Com o desenho como ponto de partida, esta oficina é aberta a qualquer pessoa (artista profissional ou não, de qualquer linguagem) que queira refletir sobre as temáticas propostas e aprofundar sobre seu processo criativo em grupo. Não é preciso “saber desenhar”, não é uma aula técnica de desenho.
[No vídeo acima um compilado do exercício de mapear as sensações e percepção do próprio corpo, uma das práticas que vamos experimentar no workshop]
A diferença entre este workshop e as Sessões de Desenho Online, que já acontecem todos os meses, é que Cadernos de Desenho e Pensamento é um ciclo. Os 4 encontros são pensados como uma sequência, por isso é interessante participar do processo todo. Já as Sessões de Desenho Online são avulsas, começam e terminam no mesmo dia, têm tempo de duração menor e com exercícios e propostas mais ‘superficiais’, digamos. Enquanto no workshop a ideia é a gente conseguir aprofundar um pouco mais nos nossos processos de criação. Além das sessões síncronas, preparei algumas referências em textos e imagens para compartilhar com vocês.
A pré-inscrição é feita através do formulário, no qual faço algumas perguntas que as respostas de vocês vão me ajudar a arrematar os detalhes finais, para que o workshop fique bem personalizado ao grupo que se forma. O valor dos 4 encontros é 60€ | R$325, com pagamentos por Mbway/Pix. Ah! Assinantes da newsletter, que já me acompanham por aqui nos devaneios desenheiros, têm 10% de desconto. :P Espero vocês!
Práticas de Desenho ☼ Sessão Online
A data da nossa próxima sessão de desenho é dia 09 de maio (quinta-feira), às 19h de Portugal (GMT) e 15h do Brasil. Gosto muito de domingo pra desenhar e fazer nossos encontros, em especial porque acho um dia divertido e depois porque apazigua um pouco aquela angústia dominical. Mas também comecei a ter vontade de experimentar outros dias e horários, portanto vamos experimentar desenhar na quinta-feira!
Seria ótimo se você pudesse contribuir com sugestão de dias e horários novos também. Mesmo que não tenha participado ainda, qual das opções abaixo acha mais interessante?
A duração dessa sessão de desenho é de 90 minutos. A proposta dos encontros é praticar, se divertir e soltar o traço. Todos são bem-vindes, com maior ou menor experiência de desenho. Recomendo materiais que goste e tenha à disposição, coisas como marcador/canetinha e lápis de cor são bacanas.
Dúvidas e outras informações, me escreva no antidesenho@gmail.com ou no instagram. Para participar, clique no botão abaixo:
Obrigada pela presença virtual e por ler a Cavalo d’Água.
Um beijo e até a próxima! 𓃗